terça-feira, 17 de abril de 2018

Dona Ivone Lara morre aos 97 anos...

Resultado de imagem para enterro de ivone lara
Quem esperava um clima de tristeza, se surpreendeu no enterro da sambista e compositora Dona Ivone Lara. Em vez de choros e lamentos, o corpo da artista foi sepultado ao som de seus grandes sucessos, cantados pelo público, entre parentes, artistas e fãs, que foram ao Cemitério de Inhaúma, nesta terça-feira (17), se despedir da grande dama do samba, que morreu ontem aos 97 anos.
Rio de Janeiro - O corpo da cantora e compositora Dona Ivone Lara é velado na quadra da escola de samba Império Serrano, em Madureira

A classe artística foi representada, entre outros, por Martinho da Vila, que conheceu e conviveu de perto com Dona Ivone. “Vai ser difícil, porque a gente teve uma convivência muito grande. Fiz muito show com ela, pelo Brasil e pelo mundo. Mas não é uma morte triste, porque não foi sofrida. Ela foi uma pessoa bem vivida, então este enterro, no duro, é uma celebração”, disse Martinho.
Fãs fizeram questão de estar próximos, nos últimos momentos. Levando flores em sua homenagem ou trazendo nas mãos discos da cantora, todos lamentaram a morte de Dona Ivone. “
A irmã de Dona Ivone acompanhou o sepultamento e lembrou como ela era em casa. “Ela gostava de brincar e cantar. Vou sentir falta. Vou ficar triste. De parente, era só eu e ela”, lamentou Elza da Silva Gusmão, de 93 anos de idade.
O corpo da cantora e compositora Dona Ivone Lara foi velado, desde o final da manhã, na quadra na escola de samba Império Serrano, em Madureira, zona norte do Rio, coberto por duas bandeiras: a da agremiação e a da Velha Guarda da Império Serrano, ala que ela integrou, desde a fundação da escola em 1947. Durante o velório, um telão passava imagens de desfiles marcantes em que a escola passou pela Avenida embalada pelas composições escritas pela Rainha do Samba.
O neto André Lara, que também é sambista e foi parceiro da avó, disse que a família se despede com tristeza mas também com muita tranquilidade pela longa vida que ela teve e pelo enorme legado que deixou. “Minha avó é uma pessoa maravilhosa e super humilde. Já até dividiu o cachê dela com os músicos, porque eles ganhavam pouco. Até há pouco tempo, quando ela estava bem, pegava ônibus normalmente. Tudo o que eu sei hoje, aprendi com ela", disse o músico.
As músicas favoritas de André que foram compostas por sua avó são Sonho Meu Nasci pra sonhar ou cantar. "Quando começo a cantar, eu choro. Tem alguma coisa especial”, lembrou.

Rio de Janeiro - Fãs despedem da cantora e compositora Dona Ivone Lara na quadra da Escola de Samba Império Serrano, em Madureira

Considerada pioneira como compositora de sambas enredo, Dona Ivone Lara compôs seu primeiro samba, Tiê Tiê, com apenas 12 anos. Suas composições tiveram início na década de 1940, mas os primeiros sambas enredo chegaram a ser assinados por um primo para driblar o machismo das agremiações carnavalescas.
O cantor e compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz classificou Dona Ivone Lara como uma das maiores compositoras do país, no nível de Cartola e Pixinguinha. “Eu falava isso sempre com ela. Eu a achava melhor até do que a Chiquinha Gonzaga. Essa região de Madureira [antigamente] era uma região de roça e tem muito do rural nas músicas dela. Ela conseguiu ser pra mim a maior compositora da história do país, e sem perder essa essência do morro, porque ela não deixava de fazer [samba de] partido alto”.

Temer lamenta morte de Dona Ivone Lara

Em meio às manifestações de pesar pela morte da sambista Dona Ivone Lara, o presidente Michel Temer publicou hoje (17) uma mensagem no Twitter afirmando que o samba perde sua maior expressão. A cantora e compositora morreu na noite de ontem (16), aos 97 anos, no Rio de Janeiro.
“Nossa maior expressão cultural, o samba, perde sua maior expressão, dona Ivone Lara. Ela rompeu barreiras fortes até hoje, tanto na sua Império Serrano quanto na humanização do tratamento psiquiátrico, com Dra. Nise da Silveira. Me conforta tê-la homenageado ainda em vida”, registra a mensagem.

Junto à mensagem, Temer publicou uma foto em que homenageia a sambista na cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural 2016, no Palácio do Planalto.

domingo, 15 de abril de 2018

Parabéns D. Ivone Lara e pra voces "Nasci pra sonhar"

A Grande Dama do Samba, Dona Yvone Lara, nascida Yvonne Lara da Costa, faz hoje seu aniversário de 94 anos, quase todos dedicados a servir o povo, seja como enfermeira, seja como excelente compositora e grande sambista.
Nem passa pela minha cabeça a idéia de trazer aqui dados biográficos ou artísticos da notável aniversariante, por absolutamente desnecessário. O que queremos mesmo é desejar à querida artista Dona Yvonne Lara um FELIZ ANIVERSÁRIO, com votos de que permaneça com saúde e lucidez para que possamos todos comemorar seu CENTENÁRIO em 13 de abril de 2021.
Dona Yvonne Lara: A Senhora nasceu pra sonhar e cantar!


O que trago dentro de mim preciso revelar
Eu solto um mundo de tristeza que a
vida me dá
Me exponho a tanta emoção
Nasci pra sonhar e cantar
Na busca incessante do amor
Que desejo encontrar

Quanta gente por aí que não terá
A metade do prazer que sei gastar
No amor sou madrugada
Que padece e não esquece
E há sempre um amanhã
Para o seu pranto secar

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Portela querida celebra 95 anos com missa, Paulinho da Viola e Marisa Monte

Recordista de títulos do Carnaval Carioca, a Portela está comemorando 95 anos de existência. O primeiro evento para marcar o aniversário será nesta quarta-feira, 11, às 20h, com missa de ação de graças e direito a bolo para os presentes.
Mas o ponto alto dos festejos será no próximo sábado, 14, às 20h, quando Paulinho da Viola e Marisa Monte vão estrelar “A Noite veste Azul”, evento criado pela escola em 2013 para reforçar os cofres da agremiação. Na primeira edição, Paulinho e Marisa dividiram o palco com a consagrada Velha Guarda da Portela. Desta vez, os dois artistas portelenses serão os protagonistas na noite, com repertório totalmente portelense.
A Velha Guarda e os ritmistas da agremiação participarão do espetáculo. Durante o evento, haverá o lançamento do mais novo projeto social da escola: Por Telas, a primeira oficina audiovisual já realizada em uma escola de samba. A curadoria do projeto é de Cecília Rabello, filha do autor de “Foi um rio que passou em minha vida”.
A quadra da Portela fica na Rua Clara Nunes, 81, em Madureira. O ingresso de pista custa a partir de R$ 50 (meia-entrada social). Há também o Ingresso Solidário, que dará 50% de desconto pra quem levar 1kg de alimento não perecível, podendo ser arroz, feijão ou uma lata de leite em pó. A diretoria ressalta que outros tipos de alimentos não serão aceitos. Na compra do Ingresso Solidário, a doação deve ser levada na hora do show. A venda já está acontecendo na quadra, das 8h às 17h, ou pelo 

5 QUADRINHOS PARA LER ANTES DE ‘VINGADORES: GUERRA INFINITA’

Depois de 10 anos, estamos diante da conclusão do primeiro grande arco do Universo Cinematográfico da Marvel. Mas, na verdade, tudo começou a ficar claro em 2012, quando Loki recebe a missão de atacar a Terra em busca do Tesseract.
Porém, antes de existirem os filmes, temos quadrinhos. E obviamente, nem tudo será adaptado da forma que vemos nas HQs, mas ter uma base sobre o que será assistido, pode te ajudar a contextualizar e acompanhar a contraparte fascinante que o Universo Cinematográfico possui. Pensando nisso, reunimos algumas sugestões:

Desafio Infinito

Este é o encadernado que todo fã da Marvel tem que ler antes d eir para os cinemas. O quadrinho serve como a grande inspiração para o filme, ao menos, na base dele. A história é focada no Titã Louco, que tenta ganhar a atenção da Morte.
Thanos toma controle das Joias do Infinito e parte para erradicar cada ser vivo do Universo. Grandes heróis morrem no processo e poucos sobram para impedir o vilão, dentre eles, Homem-Aranha, Nebula e Doutor Estranho, personagens que também estarão no filme. A história conta com viagem no tempo (que também é foco de rumores de Vingadores 4), ação, drama e morte. Até hoje, a história é vista com um dos grandes contos da editora.
Não dá para saber o quanto da HQ será adaptado para os cinemas, mas podemos esperar algumas mortes de heróis na telona. Além disso, a história termina de forma brilhante, deixando tudo pronto para outra história, ‘Guerra Infinita’ (que ficou conhecida por fazer parte da ‘Trilogia de Thanos’ no Brasil).

A Ascensão de Thanos

Jason Aaron se tornou um dos grandes nomes da nova leva de roteiristas da Marvel. Junto com Simone Bianchi, ele cria uma história de origem para Thanos, que mostra como o Titã Louco se tornou o grande inimigo do Universo Marvel, enquanto adiciona uma boa dose de desenvolvimento psicológico para o personagem.
Como sabemos, os Irmãos Russo já disseram que Thanos será o grande protagonista do filme. Assim, há uma boa chance de que vários elementos deste título sejam adaptados para as telonas.
Aqui, acontece exatamente isto: Thanos é o protagonista e se torna um personagem tão interessante que é impossível deixar passar este encadernado.

Infinito

Como visto nos trailers e já notado tanto nos nossos artigos, quanto no vídeo de análise que o Murilo fez, ‘Infinito’ também será uma grande influência para o filme. A HQ é de 2013, mas recebeu um encadernado recentemente no Brasil.
Aqui, Thanos busca algo diferente, embora tenha interesse nas Joias do Infinito. Porém, este material, definitivamente, é o melhor ponto para você conhecer a Ordem Negra antes de ir para os cinemas. A história também traz o ataque das forças de Thanos contra Wakanda, algo que também será visto nos cinemas e foi um dos grandes pontos dos trailers.
Infinito é uma grande saga, que traz muito mais do que Thanos, abrindo espaço para você conhecer mais do Universo Marvel, além de grupos como os Inumanos, Illuminati e algumas raças espaciais da editora. Uma história realmente épica.

Vale dizer que você precisará ler as seguintes HQs para entender todo o contexto:

Thanos

Um encadernado deste título, Thanos Retorna, foi anunciado recentemente pela Panini. Com roteiro de Jeff Lemire e arte de Mike Deodato, vemos Thanos tentando reassumir seu lugar de grande vilão. Seria como a história de um chefão da Máfia que teve seu lugar ocupado por um impostor.
Esta é uma ótima história para ver como o Titã Louco lida com as ameaças. Além disso, dá para aprender mais sobre o personagem e entender o motivo de ele ser considerado tão perigoso, ainda que esteja sem sua Manopla do Infinito.

Marvel OGN

Dentro de um selo com continuidade própria, Starlin voltou para o seu querido Thanos. Assim, ele criou 2 trilogias: A primeira conta com Revelação Infinita, Relatividade Infinita e Final Infinito, todas já publicadas pela Panini aqui no Brasil. A segunda trilogia começa com ‘The Infinity Siblings’, que está sendo lançada nos EUA, contando com a arte de Alan Davis.
De toda forma, a primeira trilogia, que foi a que já tivemos acesso, traz uma história interessante, sólida e que apresenta Thanos sob as mãos de seu criador. Vale dizer que, graças a problemas editoriais entre a Marvel e Jim Starlin durante a produção da segunda trilogia, o roteirista acabou deixando a Marvel, além de deixar claro que esta será a sua última história com o Titã Louco. Logo, vale a pena ter na coleção.

Já saiu o novo trailer e poster de Vingadores: Guerra Infinita. O filme, que contará com o universo da Marvel em peso, estreia em 26 de abril nos cinemas. Confira:


terça-feira, 10 de abril de 2018

Leci Brandão repudia César Menotti e sertanejo pede desculpas

Após ter sido criticado publicamente por ninguém menos que Martinho da Vila, Neguinho da Beija-Flor, Arlindinho e outros bambas, o cantor...